November 10, 2019

54% dos brasileiros seguem suas marcas preferidas

54% dos brasileiros seguem suas marcas preferidas

Segundo estudo feito em 2019 pela MindMiners, 54% dos usuários brasileiros da internet seguem suas marcas preferidas nas redes sociais e gostam de interagir com elas. A mesma pesquisa aponta que 21% usam as mesmas redes sociais como fonte de pesquisa para efetuar a compra.

O que esses números significam? Duas coisas.

Primeiro que ainda há um campo vasto de expansão. Os usuários de redes sociais ainda estão se encontrando no que se refere às melhores práticas de uso. Isso indica muita oportunidade para educação de mercado na medida em que as pessoas vão “aprendendo” sobre os verdadeiros potenciais e utilidades das plataformas de interação online. Conhecimento vicia: quanto mais os usuários aprendem, mais vão querer aprender.

O segundo ponto a ser destacado é que, quando se fala em “marca”, estamos falando também daquela pequena loja familiar ou do restaurante preferido de uma família comum em qualquer cidade do interior. As redes sociais funcionam em mão dupla neste processo de comunicação com o cliente: as pessoas seguem as marcas das quais já são clientes ou descobrem as marcas no processo da jornada de compras, antes de se tornarem clientes delas.

Por fim, fica a dica para as marcas. Sua empresa é antiga, anterior à popularização das redes sociais? Ótimo! Seus clientes estão nas redes sociais, vão seguir você e vão falar bem você para a comunidade de seguidores digitais deles. Sua empresa é nova? Aproveite! As redes sociais estão cada vez mais presentes na etapa de descoberta, logo no início da jornada de compras.